segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O contexto do Conto O Principezinho


Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, França, a 29 de Junho de 1900. Considerou-se acima de tudo um piloto. O tema de aviação era frequentemente o ponto de lançamento para discussões mais abstractas como a procura de sabedoria e o significado da vida. Saint-Exupéry começou a escreveu O Principezinho durante a Segunda Guerra Mundial, depois da Alemanha ter invadido a França, o que o obrigou a abandonar a aviação e fugir para Nova Iorque.

O facto de haver guerra na Europa originou que ele tivesse que sair da sua terra natal e que não pudesse pilotar aviões, o que afectou profundamente Exupéry.

A nostalgia do conto pela infância indica não só o desejo de Saint-Exupéry de voltar a França, mas também a sua esperança de um retorno a um tempo de paz. O ambiente de guerra que se vivia na altura contribui indubitavelmente à mensagem do autor do amor e da compaixão.

O Principezinho é uma glorificação da inocência das criança e também uma crítica da deterioração espiritual que o escritor observava na humanidade. O conto tenta reavivar o sentido da espiritualidade no mundo.

A história d’ O Principezinho utiliza acontecimentos reais da vida de Saint-Exupéry. Numa das suas aventuras de aviação, ele foi obrigado a aterrar no deserto de Sahara, e aí enquanto estava perdido a andar pelo deserto, teve algumas alucinações. Uma delas foi o encontro com uma raposa do deserto, que tem bastantes parecenças com a raposa retratada no conto.Exupéry viu-se representado nas personagens que criou: narrador e Príncipe. Tal como o narrador, Saint-Exupéry era um piloto cujo avião despenhou-se no Sahara, e experienciou um tipo de revelação mística. O Principezinho, contudo, representa aspectos do autor também, pois o primeiro encarna as aspirações e a filosofia de Exupéry. O Príncipe é um explorador e viajante dos céus. O Principezinho pode ser vista como uma metáfora do processo de introspecção, onde duas metades da mesma pessoa se encontram e aprendem uma com a outra.Este conto tornou-se num dos livros mais traduzidos da história da literatura francesa.

Exupéry morre a 31 de Julho de 1944.

Sem comentários: